quarta-feira, 5 de julho de 2017

, , , , ,

Pão Integral vs Tapioca (o pão sai na frente. E tapioca não ajuda a emagrecer!)

Olááá,
neste post, eu trouxe um assunto bem bacana pra conversar:


Esses dias eu me deparei com uma postagem de uma nutricionista (Naiana Passos) que eu sigo no instagram, e confesso que me surpreendeu bastante. Para reforçar confirmei com meu nutri e ele afirmou tudinho. Trata-se sobre o assunto: trocar o pão integral pela tapioca.

É bem comum que as pessoas que iniciam uma vida mais saudável, façam essa troca, o pão pela tapioca, acreditando que é uma forma de cortar gordura e isso vai ajudá-las a emagrecer. Eu também fiz a troca, e sempre fui super confiante de que era uma forma de diminuir a gordura ruim que eu estava consumindo no dia-a-dia.


Só que a verdade está longe disso, para vocês terem uma ideia, na postagem que li, a nutricionista afirma que a única vantagem da tapioca sobre o pão é que ela não contém glúten, o que é uma ótima opção para celíacos. Porém o índice glicemico que ela possui é superior a que o pão possui (no caso, o pão integral).

Fiquei tão intrigada que fui confirmar com o nutricionista que eu passo, e ele confirmou, para vocês terem uma ideia, no meu cardápio, ele incluiu o seguinte:


Veja só a quantidade de tapioca liberada no café da manhã, e a quantidade de fatias de pão. Eu costumava colocar 6 colheres de sopa de farinha pronta de tapioca, ele orientou colocar apenas três. E isso, nos dias em que meu treino é bem forte. Então imagine só.

A minha dieta é totalmente desenvolvida para a perda de gordura ruim e construção de massa magra. E depois eu vou falar um pouco mais sobre ela, que acabei nem comentando esta novidade aqui.

Vamos ao que interessa, vou mostrar para vocês a postagem da nutricionista da qual eu falei, vejam só:


Quase inacreditável, já que ficamos tão fiel acreditando que a troca é um bom negócio, e para os não celíacos, não é tão boa assim, vale rever o pensamento. Mas ainda assim, perguntar ao seu nutricionista a quantidade exata, tanto do pão quanto da tapioca para você, é fundamental. Cada pessoa tem que seguir uma dieta individual para sei biotipo, necessidades e objetivos.

Até o próximo post ;)

Share:
Read More

domingo, 18 de junho de 2017

, , , ,

5 dicas para evitar a compulsão alimentar

Esta é uma cópia de uma matéria online da Revista Marie Claire Brasil. Revista que eu costumo ler e acompanhar as novidades. Sobre alimentação não costumo seguir dicas de revistas, mas como eu tenho um sério problema de compulsão alimentar, li a matéria e achei coerente as dicas. Então resolvi copiar aqui para compartilhar, mas com todos os créditos da revista!

As dicas são do nutriendocrinologista Theo Webert (@doutortheo), por isso, vale à pena ler.



Controle-se! Especialista dá 5 dicas para evitar a compulsão alimentar

Theo Webert, nutriendocrinologista de famosas como Grazi Massafera e Anitta, dá sugestões de como driblar ataques à comida comuns em momentos de nervoso e durante a TPM

Quem nunca descontou um momento de fúria, ansiedade ou nervosismo da TPM numa barra de chocolate ou pizza? Segundo Theo Webert, nutriendocrinologista de famosas como Anitta, Grazi Massafera e Giovanna Ewbank, isso acontece porque alguns alimentos, como os citados acima, proporcionam a falsa sensação de bem estar e prazer - que acaba rapidamente -, fazendo você atacar a comida de novo. Para evitar esses momentos de compulsão e ingestão calórica excessiva, confira as dicas do expert a seguir:


1. FIQUE LONGE DE CARBOIDRATOS REFINADOS
Não é que você não deve comê-los nunca, mas em momentos de tensão passe longe deles, pois só irão deixá-la com ainda mais fome. “Alimentos funcionam como verdadeiras armas em seu corpo, como carboidratos refinados, que fornecem de forma rápida energia, mas ela se esgota rapidamente devido ao aumento do nível de insulina, hormônio que controla a glicose no sangue, e logo você estará com fome novamente, mais irritada por ter comido errado, entrando num círculo vicioso”, afirma. No caso da TPM, os hormônios oscilam, incluindo a serotonina, responsável pelo prazer e encontrada no chocolate, um dos principais carboidratos atacados.

2. COMA SÓ QUANDO SENTIR FOME
Você não precisa comer de 3 em 3 horas para evitar a compulsão, mas sim quando bater a fome. Se você sente fome o dia todo, o especialista explica que você deve estar se alimentando de forma errada, dando preferências apenas para os carboidratos. Nas refeições, coma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e hortaliças, e gorduras boas, como proteínas de origem animal e vegetal. “Esses alimentos não fazem pico de insulina, o que impede que a fome chegue mais rápido, além de agir diretamente em hormônios como leptina e grelina, responsáveis pela fome e vontade de comer.” Se sentir aquele desejo de atacar algo durante o dia, dê preferência para oleaginosas, como nozes e castanhas.

3. FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Se você está com preguiça de levantar da cama para malhar, aí vai um bom motivo: além deixá-la com um corpo mais bonito, os exercícios físicos irão ajudá-la a controlar a compulsão alimentar. “O exercício é fonte de prazer por causa da liberação de endorfinas, responsáveis pela bem estar. Dessa forma, a prática regular de atividades faz com que a compulsão alimentar seja controlada devido a descargas hormonais favoráveis (aumento da adrenalina e noradrenalina e baixa da insulina).”

4. BEBA MUITA ÁGUA
Parece clichê, mas a água é realmente essencial para hidratar o corpo. "É uma necessidade básica que ainda é muito negligenciada. A ingestão do líquido é uma condição básica para o funcionamento adequado do corpo, pois todos os processos metabólicos, ativação hormonal e eliminação de toxinas têm a água como veículo fundamental." Lembre-se: se os hormônios estiverem controlados, a fome e desejo também estarão.

5. ESQUEÇA ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Eles podem ser práticos, mas não têm nenhuma vantagem, além disso. Pelo contrário, são prejudiciais para a saúde e corpo. “Eles impregnam toxinas e não nutrem porque não são alimentos de verdade. E por serem pobre em fibras acabam não saciando”, explica Theo. E se você não estiver saciada há mais chances de cair na tentação.


Créditos:
Revista Marie Claire
Matéria:
Controle-se!Especialista dá 5 dicas para evitar a compulsão alimentar
Repórter: Paula Mello
Data: 03/08/2015
Share:
Read More

terça-feira, 30 de maio de 2017

, ,

Corrida-mulher maravilha - 8Km



E a corrida da mulher-maravilha de 8 km aconteceu!
No post anterior falei que seria um desafio por causa das minhas limitações, mas... Eu venci meu joelho, e consegui.

Fiz a corrida de 8km em 00:47:11
Pra mim, o tempo foi ótimo, já que não corro. Fiquei tão feliz de concluir sem dor, sem cansaço. Tanto que até me empolguei, queria participar de outras, pelo menos temáticas. 

E olha essa medalha, que lindaaa. Fiquei apaixonada por essa corrida!
Sem dúvidas a melhor que participei até hoje. 


Share:
Read More

sábado, 27 de maio de 2017

, ,

Kit da corrida mulher-maravilha - 8K

kit - corrida mulher-maravilha
O desafio de maio está chegando. Fui buscar o kit da corrida mulher-maravilha, e adorei tudo. Super completo este kit.

Estou vendo várias pessoas publicarem a foto do kit e a ansiedade para a corrida de amanhã, bem legal essa energia. De pensar que para mim vale muito como um super desafio, para a maioria que corre mesmo, 8k não é muita coisa. Mas para mim que faz uns 2 anos que não treino corrida, é muuuita coisa e um mega desafio.

Vamos ver como será, o joelho ainda doi bastante, a minha musculatura está muito preparada para segurar peso, mas para correr, é uma oooutra história. Mas, vai ter que aguentar...

E já é amanhã,
Corrida mulher-maravilha
Largada será às 7h
Endereço: Rua Libero Badaró, 550 - centro - SP


Depois volto para contar como foi a corrida, mas principalmente, como foi para mim. ;)

Share:
Read More

terça-feira, 2 de maio de 2017

, , , ,

Esse mês vai ser na corrida mesmo


De todos os meses deste ano, maio é sem dúvidas o mais cheio. Primeiro: faço aniversário este mês 🎈 🎈 =D

E saindo um pouco das travessias, meu desafio do mês de maio será uma corrida de 8k. Há um tempo atrás, 8km era tranquilo, correr era bacana e estava tudo certo. Mas depois que descobri a “condromalácia patelar” e o “desgaste no fêmoro tibial”, as coisas mudaram muito, e correr para mim é muito mais do que um desafio. Sinto muita dor quando faço atividades de impacto, a última vez que corri (também sem treinar, pois estava 1 ano sem esta atividade) foi em janeiro, consegui concluir, mas de forma mais lenta que costumava fazer, e depois da corrida, senti muita dor, e desde então não corro mais. Se somar, faz cerca de 2 anos que não treino para corrida.

Então, fazer 8 km vai ser bem difícil para mim.
Sim, eu pratico a natação todos os dias, musculação/ fortalecimento também diariamente. Mas cada atividade trabalha a musculatura de formas diferentes, então, torço apenas para que eu consiga concluir.

A corrida será a da Mulher maravilha, eu quis muito fazer essa. Então vamos lá, né?! Vai ter que dar!

Então, este mês inicio com foco total nos treinos de cardio e resistência, e muito, mas muito fortalecimento para que os joelhos sintam menos impactos.



Share:
Read More

domingo, 30 de abril de 2017

, , ,

ABRIL: Travessia aquática - Volta do Parcel - 1500 mts (cancelada)

E o desafio de abril era a Volta do Parcel, contando 1500 metros, ou seja, seria o meu maior desafio até agora. Para mim, seria a prova mais longa em mar aberto, porque até agora só fiz até 1000 metros.

foto de duasnagua.wordpress

Passei o mês me preparando bem, até tive um problema com dor nas costas que precisei cuidar para poder realizar a prova. Na última semana de abril (semana da prova) a temperatura climática baixou bem, até choveu alguns dias, a minha única preocupação para realizar esta prova era se chovesse e houvesse raios, assim eu desistiria. Já o mar gelado não me preocupava tanto.

A prova aconteceria na praia de Juquehy -litoral norte de São Paulo. Ao chegar na praia, estava um tempo maravilhoso, muito sol, o clima estava totalmente agradável. A temperatura da água estava ótima também, o único problema é que por causa dos dias frios anteriores, o mar estava muito agitado, as ondas estavam enormes e várias quebravam fortemente na pedra, que deveríamos dar a volta.

E porque o uso do pretérito imperfeito em todos os parágrafos anteriores?
Bem, acontece que por causa das condições do mar, a prova foi cancelada. Pois é, não houve travessia, e nenhum desafio. Sentimento? Confesso que um pouco de frustração.

Mas confesso, antes de anularem a prova, entrei no mar para tentar me aquecer, e realmente o mar estava bem perigoso, para ir até o fundo do mar estava fácil, bem fácil, embora as ondas gigantes que vinham continuamente, a correnteza estava forte e puxava muito para o fundo, mas o problema era voltar para a praia. Havia muitos salva-vidas em alerta com banhistas no mar, e até instalaram uma placa: Perigo!

À partir daí, o movimento dos atletas começou a mudar, e a organização logo anunciou: "devido as condições do mar, a prova está abortada!"

Bem, não foi desta vez, chateada, mas aliviada, porque está todo mundo bem e prontos para treinar para as próximas provas que estão por vir.

Bom, apesar de muito cansativo, não perdemos o dia, aproveitei para apreciar. Gente, a praia de Juquehy é linda! Fiquei apaixonada, e com prova ou sem prova aquática, quero voltar para curtir o lugar.

A organização da prova reuniu os atletas e fizeram a entrega das medalhas, foi simbólico, mas merecido, aposto que todos alí estavam ansiosos e fariam uma boa prova, mas pela segurança de todos, foi melhor o cancelamento.

A nossa equipe se reuniu e como de costume, tiramos uma foto juntos.

Parceiros de travessia - Equipe Espaço Aquático
Então, foi isso, este mês não rolou travessia aquática ou maiores desafios. Mas tudo bem, foi uma nova experiência, porque é algo que pode acontecer, afinal é um contato com a natureza, que é imprevisível. Ainda bem!


Share:
Read More

terça-feira, 11 de abril de 2017

, , , , ,

Dicas de respiração para travessias aquáticas

Foto: raia 45

Hoje resolvi compartilhar um vídeo do Raia 45 que da dicas de respiração na piscina, ótimas para quem realiza travessias aquáticas em mar aberto.

Contando que respiração ainda é meu dilema, eu gostei das dicas e vou tentar aplicar algumas coisas.

Vídeo do canal Raia 45
Share:
Read More

terça-feira, 4 de abril de 2017

, , , , ,

Aula para travessias aquáticas: Circuito na piscina


E aí gente,

esse mês é de muito treino na piscina. Logo vem mais uma travessia aquática, será um
novo desafio, prova mais longa (pra mim).

Daí os professores improvisam na nossa piscininha mesmo, uma aula super divertida, achei a ideia muito legal, porque funcionou. O objetivo era agitar a água e provocar obstáculos para os alunos, uniram a diversão com a boa ideia e olha no que deu, veja o vídeo da aula. Vale a ideia!

Vídeo feito e editado por Joyce Barreto Chicon
Canal: joycebarretoc


Share:
Read More

segunda-feira, 27 de março de 2017

, , ,

Março: Travessia aquática 1000 mts



Neste domingo (26) teve travessia aquática na praia do Perequê em Ilhabela. Meu segundo 1k em mar aberto. Esta prova foi mais tranquila em relação a localização, consegui me orientar melhor com o nado e alcançar as boias. A minha prova anterior de fevereiro, eu me perdi no mar. Cheguei a nadar cerca de uns 300 mts a mais para conseguir voltar para a prova. Por causa disso, acabei ficando um pouco mais tensa nessa última prova, aquele receio de me perder novamente. Mas graças a Deus, deu tudo muito certo.

O mar estava um pouco agitado, algumas ondas pequenas que chegavam nos levantar enquanto nadávamos, mas eu gostei, foi como um novo desafio. E como sempre, a sensação de nadar em mar aberto é muito maravilhosa, a água estava com uma temperatura agradável e o dia lindo, com um sol abençoado.

O problema das travessias aquáticas? São extremamente viciantes! 


Sobre tempo:
Realizei esta prova de 1k em 00:23:12 minutos. Minha meta era fazer pelo menos em 25 minutos. Atingi mais uma meta!

Agora que venha a próxima travessia, porque eu já me inscrevi: em abril tem Volta do Parcel. Meu maior desafio.

Share:
Read More

quinta-feira, 23 de março de 2017

, , ,

Desafio da semana: ZERO AçÚCAR


Olha o desafio clichê aí minha geeeente... Confesso, é um clichê, mas ajuda!

Não consumo açúcar refinado já faz muito tempo, apenas quando como bolos e coisas feitas com este tipo de açúcar. E é justamente isso que quero dar uma pausa nesta semana. Gente, eu amo bolos, daqueles simples que a gente toma com café.

O meu maior problema é o chocolate. Eu sempre evito, mas tem aqueles dias que da aqueeeela vontade de comer um chocolatinho. E quando eu compro uma caixinha de Bis, por exemplo, não me controlo, acabo comendo tudo. Sabendo que isso é um erro imenso, é justamente isso que quero parar.

Esta semana vou cortar todo tipo de açúcar ruim e evitar adoçantes também. Continuo com as frutas, e só!

Ainda no desafio zero açúcar, resolvi fazer minha última refeição às 20 horas durante a semana inteira. Essa parte é fácil e não é. No dia-a-dia é tranquilo, mas este final de semana vou viajar, tenho uma travessia aquática no domingo (que depois vou contar tudo aqui como foi e mostrar fotos tbm), durante uma viagem fica mais difícil, porque a gente acaba indo jantar fora, ou seguindo um pouco a rotina dos amigos. Vou tentar seguir tudo direitinho.


Decidi criar um desafio diferente toda semana, na semana passada eu fiz o desafio "sem glúten, e última refeição às 18h". Foi tranquilo, mas confesso que a última refeição às 18h, não foi todos os dias que consegui seguir.

Acho legal fazer isso, porque é uma form de se disciplinar. Sem contar que depois, aparecem bons resultados!



Share:
Read More

Atitude light

Aqui o papo é light!